segunda-feira, 26 de abril de 2010

Sobre educação

Segue um trechinho de uma reportagem da Revista Vida Simples sobre a educação e atenção dada aos filhos:

"...Os humanos formam a espécie em que os filhos ficam mais tempo em contato com seus pais, o que, aliado à capacidade de pensar, ter memória e dominar o conceito do tempo, criou um sistema em que uma geração passa à próxima todo o seu conhecimento. Uma tartaruga quando nasce é igual a outra que nasceu milhões de anos atrás, pois a tartaruga mãe e a tartaruga pai só passam para seus rebentos uma carga genética. Em nosso caso, além da carga genética, os pais entregam para seus filhos a carga cultural que eles aprenderam com a geração dos avós, que, por sua vez, aprenderam com seus pais, e assim por diante. A essa linha criada pelas gerações encadeadas damos o nome de civilização. Que dependeu da capacidade que o ser humano tem de amar e cuidar dos filhos e ensinar-lhes coisas.
Sim, ter filhos é um projeto da natureza, mas é também um projeto da sociedade e de cada um de nós. E projetos requerem atenção, lógica, inteligência, amor. Ensinar nossos filhos a “ler o mundo” é o que eles esperam de nós, além de se sentirem amados, claro. Somos diferentes das outras espécies. Somos provedores de sentimentos e conhecimentos. Somos responsáveis por aqueles que conquistamos, como disse Saint-Exupéry, mas somos ainda mais responsáveis por aqueles que geramos. Kahlil Gibran nos alertou sobre isso em seu belo poema sobre filhos: “A vida não recua e não se retarda no ontem/ Tu és o arco do qual teus filhos, como flechas vivas, são disparados/ Que a tua inclinação, na mão do arqueiro, seja para a alegria”."

A materia completa:
http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/075/pensando_bem/conteudo_409497.shtml

6 comentários:

  1. Que legal..
    Vou ler com mais calma depois!
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Legal mesmo,sempre pensei que é muita responsabilidade criar e educar um filho!
    Mas acho que vamos dar conta...com muito carinho e amor.

    bjs
    Gi

    ResponderExcluir
  3. Amiga.. atrasada sim.. mas Feliz Aniversario.. muitos anos de vida, saude, alegria, realizacao dos sonhos e amor!! hj e sempre!!
    Felicidades!!

    ResponderExcluir
  4. Oiee ... tudo bem?! Adorei o texto. Um BjO

    ResponderExcluir
  5. Estou passando pra agradecer sua presença. Sua presença é muito importante!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. oi amor....passando pra te deixar um super bjinho....e se vc não for sair hoje....entra no site da minha igreja e ouve o culto da minha igreja as (18.oo hrs) ao vivo...pela net...eu vou estar cantando...e vou dar um alo pra vc la,pra que DEUS possa te abençoar

    www.iepcordeiro.com

    por enquanto é uma fase de degustação....somente o audio...mas creio que será muito bom pra vc ouvir....bjs e bom domimgo

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!
Fiquem a vontade!